Métrica

Métrica e Pausa foram os meus dois e únicos livros de cabeceira do mês de março. E hoje resolvi, finalmente, começar as resenhas sobre eles, portanto, vamos falar um pouco sobre Métrica.

Métrica é o primeiro romance de uma série de dois livros, de Collen Hoover. Logo de cara o que atraiu a minha atenção e despertou a vontade de ler a estória foi a composição dos elementos da capa e contra-capa. O casamento entre o título do livro - Métrica -, a gravura em relevo de uma chave e um pequeno trecho na contra-capa que iniciava-se com 'Poesia, amor e tragédia', de imediato me atraiu para a leitura. 

De fato, para mim, Hoover conseguiu fazer um mix desses três enredos - poesia, amor e tragédia. A conexão entre Lake e Will, tal como a conexão entre seus dois pequeninos e apaixonantes irmãos (Kel e Caulder), é encantadora. Devo confessar que de início fiquei receosa se a autora iria seguir a linha "clichê" dos romances (pelo fato de Lake e Will possuírem um denominador em comum em suas histórias de vida, o que poderia tanto aproximá-los quanto afastá-los), mas foi uma agradável e agoniante (yeah! agoniante porque, particularmente, gosto de livros que abalem minhas emoções) surpresa conhecer um dos marcos importantes de impasse nesse relacionamento, e como os dois iriam atuar diante tal situação. 

Sou aficionada por poesia, e a apresentação do teor poético da obra me encantou. Fiquei morrendo de vontade de um dia poder apreciar uma competição de slam. Outro ponto pelo qual Métrica caiu nas minhas graças foi em relação aos personagens secundários - principalmente Eddie (a melhor amiga de Lake). A composição da personagem é cativante; esperta e impulsiva, Eddie, mesmo com a própria tragédia circunscrita em sua vida, é fantástica, uma personagem adorável.

Julia, a mãe de Lake, é outra personagem a qual me afeiçoei. Uma caricatura realista que exemplifica a proteção, a força, o afeto e a vulnerabilidade a qual todas as pessoas estão suscetíveis.

A responsabilidade e o comprometimento que recaem sobre Lake e Will, dois jovens que por circunstâncias do cotidiano amadurecem mais cedo, é outro marco da história. E o que eu gosto, neste ponto, é como Hoover elabora essas prioridades ainda mesclando com as meninices da juventude. Uma harmonia na dose certa. A partilha e a cumplicidade entre as inter-relações das personagens de Métrica faz de cada e único núcleo uma grande família como um todo. 

Métrica ainda me ganhou por seus períodos/ trechos maravilhosos. Tenho que agradecer a Hoover ainda por fazer a apresentação da banda The Avett Brothers; a união entre os trechos de músicas que iniciam os capítulos e o enredo em si foi incrível.

A caracterização das personagens é uma particularidade de Métrica. Não vou citar todos os personagens, mas sobre Will preciso comentar (sério). A construção física da personagem que Colleen faz é, no mínimo, atraente. Foge daquele padrão "galã" e o torna mais humano (e lindo), na minha opinião, tanto que fiquei desejando um Will para mim após a leitura (pra variar, haha). Nas palavras de Lake (e eu concordo com ela), "Um cara que é gato, me faz rir e adora poesia? Acho que estou precisando de um beliscão. Ou não... Vai ver é melhor não acordar."

Layken, ou Lake para os íntimos, é uma jovem aos dezoito anos que caracteriza muitas das particularidades de cada um, que exemplifica a dor e a delícia do que é viver, nossos encantos e desencantos, nossos momentos esculpindo abóboras e nossas catarses emocionais. Uma personagem, na qual, eu me vi em alguns momentos. 

Ainda devo dizer que o final do livro me arrancou algumas lágrimas. Os vínculos (re)criados é bonito de se ler (ver). Um fato verídico, do qual não se tem como fugir apresenta-se novamente, contudo, o laço de carinho, de poesia e de dor, presente em toda a estória se faz presente mais uma vez.

Métrica foi e é para mim uma leitura linda, e que têm um enredo envolvente. Enfim, recomendo a leitura, porque acredito que possa vir a ser um tempo (bastante) agradável. 

Pausa é o segundo romance dessa série de dois livros, e tal como Métrica, é genial. A resenha de Pausa será disponibilizada no próximo post.

Até a próxima,

e sempre, uma boa leitura! ;)

J. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário