Cinema: Requiem for a Dream [um mix entre uma dependência e um sonho]

Imagem

Requiem for a Dream é um drama do diretor Darren Aronofsky lançado no ano 2000, adaptado do livro de mesmo título do autor Hubert Selby Jr. que foi publicado em 1978. O filme é estrelado por Ellen Burstyn, Jared Leto [♥], Jennifer Connelly e Marlon Wayans.

Já algum tempo que possuo o filme, mas ainda não tinha tido a oportunidade de assisti-lo, porém com o tempo ocioso das férias, consegui enfim assisti-lo.

O filme retrata diferentes formas de vício, as personagens idealizam um mundo/ um eu, no qual possam enfim desfrutar da vida e não apenas sobreviver. A construção dessa idealização através dos vícios, envolve as personagens na mesma proporção em que as devastam (em parceira com a realidade). 

A atuação do elenco é uma particularidade à parte do filme; as histórias das personagens são angustiantes tal como ao que elas se submetem para continuar suprimindo seus vícios e fantasias; a atuação dos atores (principalmente de Burstyn e Leto, na minha opinião) é marcante à medida que choca e emociona o telespectador. 

Um filme que aponta a (re)construção e destruição de uma rede de sujeitos, que encontraram, de certa forma, um refúgio de suas realidades em diferentes vícios, e como eles sucumbem a estes. Uma mescla entre momentos de desespero, redenção e alívio. Ainda como plano de fundo desse contexto, acho interessante a abordagem de como o contexto da realidade é apresentado - deficiência de vínculos, descaso de autoridades, jogo de poder, solidão, (...). 

Uma obra, que ao meu ver, se faz muito presente na realidade social desde sempre e até então. Um filme que afeta o telespectador.

Sinopse: Harry quer ser rico. Sua mãe, Sara, quer que ele seja feliz e se case. Marion, a namorada de Harry, quer ter uma griffe. Só que, enquanto sonha, Harry se encontra com seu amigo Tyrone - que tem sempre um pouco de heroína à mão. Sara sonha com uma vida mais colorida e menos solitária. Por isto vive colada na TV. Um dia o telefone toca - e ela entende que está sendo chamada para aparecer no seu programa de TV predileto. Ela quer emagrecer para este grande dia - e por isto começa a tomar pílulas que tiram a fome. Marion quer abrir sua loja e pede ajuda a Harry. Ele e Tyrone começam a traficar drogas. Em breve os três juntam bastante dinheiro: eles começam a se sentir invencíveis. Sara também está mais magra: ela se sente ótima em seu vestido vermelho.

Só que os quatro não estão livres para usufruir de seus sonhos. Eles estão viciados. E quando os hábitos viram vício, todos se sentem ainda mais sós. Ainda que Harry converse com a mãe e perceba que ela agora está elétrica e trincando os dentes... Ainda que Harry e Marion saibam que só tem um ao outro... E que Tyrone se lembre vivamente dos ensinamentos de sua mãe... Nenhum deles consegue mais se comunicar. Os sonhos de dinheiro, fama e sucesso sucumbem diante dos pesadelos distorcidos, da dor e da dependência.

Trailer

IMDb 

Ellen Burstyn foi indicada ao Oscar de 2001 na categoria 'Melhor atriz' por seu papel como Sara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário