Passarinha, da Kathryn Erskine

"Você pode abrir e fechar os livros um milhão de vezes que eles continuam os mesmos. Têm a mesma aparência. Dizem as mesmas palavras. (...). Livros não são como pessoas. Livros são seguros."




Acredito não ser novidade a minha queda pela literatura com personagens crianças. Tal como também não é novidade o fato que acredito que todo livro nos ensina algo: muda em algum ponto a nossa perspectiva, acrescenta uma reflexão, um sentimento, um novo olhar. Ao ler Passarinha, posso dizer que é um livro excepcionalmente lindo e que deixou marcas em mim. 

Caitlin, nossa adorável protagonista, é uma garotinha que tem a Síndrome de Asperger - um transtorno do espectro autista; que se diferencia do autismo clássico pela fala ser compreensível, a funcionalidade compreendendo o receber e transmitir mensagens dotadas de sentido; o Asperger é caracterizado comumente com interesses específicos e restritos, peculiaridades na linguagem, problemas de interação interpessoal, entre algumas outras particularidades. 
Um dos (muitos) pontos que me agrada em Passarinha, é a genialidade da autora ao nos permitir conhecer a história de Caitlin pela própria Caitlin. São poucos os livros que eu já pude ler, em que encontrei a delicadeza, o cuidado e a simplicidade de nos fazer acessar o mundo do olhar do outro - neste caso, ver como Caitlin se relaciona com sua(s) realidade(s). 

Brilhante, profundo, belo, singular e apaixonante, Passarinha, me fez pensar (mais ainda) nas Caitlin's que há por aí. Tal como, refletir sobre o todo, sobre as nossas relações, empatias e desfechos. Cada palavra, deve ser lida como tal... sentida, significada, adotada. 

Passarinha tocou em algo aqui tal como O Pequeno Príncipe tocou pela primeira vez. E isso... ah! é da uma beleza e especialidade tamanha para mim.

_________________________________________________________________________________
Ficha Técnica: Passarinha

Autora: Kathryn Erskine
Editora Valentina
224 páginas
Classificação: 5/5 estrelas
Skoob: http://www.skoob.com.br/livro/338536-passarinha
Sinopse: No mundo de Caitlin, tudo é preto e branco. Qualquer coisa entre um e outro dá uma baita sensação de recreio no estômago e a obriga a fazer bicho de pelúcia. É isso que seu irmão, Devon, sempre tentou explicar às pessoas. Mas agora, depois do dia em que a vida desmoronou, seu pai, devastado, chora muito sem saber ao certo como lidar com isso. Ela quer ajudar o pai – a si mesma e todos a sua volta –, mas, sendo uma menina de dez anos de idade, autista, portadora da Síndrome de Asperger, ela não sabe como captar o sentido.Caitlin, que não gosta de olhar para a pessoa nem que invadam seu espaço pessoal, se volta, então, para os livros e dicionários, que considera fáceis por estarem repletos de fatos, preto no branco. Após ler a definição da palavra desfecho, tem certeza de que é exatamente disso que ela e seu pai precisam. E Caitlin está determinada a consegui-lo. Seguindo o conselho do irmão, ela decide trabalhar nisso, o que a leva a descobrir que nem tudo é realmente preto e branco, afinal, o mundo é cheio de cores, confuso mas belo.


   

Nenhum comentário:

Postar um comentário