O menino do pijama listrado

foto-2

John Boyne foi absurdamente maravilhoso ao escrever este livro! O menino do pijama listrado é escrito com uma maestria tão grande, que por mais que seja numa linguagem simples e acessível, encanta e marca o leitor. 

São pouquíssimos os livros que com uma linguagem singela, conseguem capturar e envolver o leitor com a história dos personagens. O menino do pijama listrado é surpreendentemente fantástico por ser uma leitura exatamente assim: impossível não se envolver com Bruno e Shmuel

Particularmente, aprecio muito leituras inseridas num contexto que faz menção a fatos realísticos, principalmente à WWII (Segunda Guerra Mundial). A construção do cenário por Boyne - os detalhes em solenidades, os campos de concentração, as ambivalências, os disparates entre as pessoas -, e principalmente, a construção das personalidades das personagens, é feita tão harmonicamente, que é muito fácil de sentir as situações concretamente.

Considero o ponto forte do livro, de fato, o vínculo entre Bruno e Shmuel. O sentimento de amizade, de confiança e de entrega entre os dois é muito belo. Contra todos os padrões para este sentimento não existir, Bruno e Shmuel construíram um laço ímpar e bravo no hemisfério tão doloroso do enredo.

O final do livro é um ponto à parte. Honestamente, acredito ser impossível os olhos não ficarem, no mínimo, marejados com a cena. A entrega entre os meninos, a inocência da infância, as dolorosas consequências para àqueles que se importam, (...), John Boyne foi apenas brilhante!

Sem sombra de dúvidas, O menino do pijama listrado é uma das fábulas mais lindas que eu já tive a oportunidade de ler. Que retrata como a inocência da infância, o carinho estabelecido entre duas pessoas tão diferentes, encontra obstáculos terríveis e dolorosos; contudo, se mostra forte o suficiente para aceitar a entrega a uma pessoa, na qual, de verdade se acredita, se importa, se ama.  

O menino do pijama listrado, escrito por John Boyne, foi lançado em 2007 pela Companhia das Letras.

Em 2008, foi adaptado para o cinema, sob a direção de Mark Herman.

Sinopse: Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os judeus. Também não faz idéia que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e a mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e para além dela centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com frio na barriga.

Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai. O menino do pijama listrado é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra, e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável.


Como sempre, uma agradável leitura! ;)

J.

Nenhum comentário:

Postar um comentário