Mr. Nobody (Sr. Ninguém)

"I've got nothing to say to you. I'm Mr. Nobody, a man who doesn't exist."
Nemo Nobody, 118 anos.
mr-nobody
Com a direção de Jaco Van Dormael, Mr. Nobody é uma excelentíssima, original e inovadora obra cinematográfica.
Durante toda a nossa vida nos deparamos com escolhas. Escolher o que queremos, por onde seguir, com quem seguir, o por quê?, o como? e o para quê? dessas escolhas, muitas vezes, são decisões difíceis de se tomar. Ao ato de escolher agarramos "x" com uma mão e soltamos "y" com a outra.
Mr. Nobody trata exatamente desta questão de escolhas. No filme, nos é apresentado Nemo Nobody, que num futuro não muito distante, é o homem mais velho do mundo e, ainda, o único mortal vivendo no mundo dos imortais; por isso pela curiosidade mórbida todos os olhares estão voltados para Nemo Nobody.  Ao decorrer do filme, Mr. Nobody relembra e conta seus anos vividos até então, perpassando pela infância, a adolescência, o matrimônio. E a partir dessas lembranças, (vi)vemos as escolhas que levaram Nemo ser o que é.
A imaginação de Van Dormael é brilhante! Unir ficção e drama em um filme tão rico em detalhes, em dimensões, em um paradoxo coerente que exigem nossa sensibilidade e atenção ao detalhe; em conjunto com performances tocantes de Jared Leto, Sarah Polley, Diane Kruger, (...); com conteúdo futurístico unido a particularidades intrínsecas ao ser humano; todos esses elementos em sintonia fazem de Mr. Nobody um filme estranhamente lógico e maravilhoso.
A percepção de realidade e do tempo não são constantes; o que propicia, na minha visão, ainda mais beleza e singularidade ao filme. Esse jogo dinâmico e (in)constante do filme incrementam a ideia da ação de escolher. Escolhas ou não escolhas podem, em algum ponto, manifestar-se direta ou indiretamente na nossa frente. Indecisões, possibilidades, (des)encontros, futuro, presente, passado, (...) são encaixes de escolhas que intimamente permanecem interligadas. E a constância disto nem sempre é constante.
Mr. Nobody é um filme, em minha opinião, fantástico! Um filme de beleza pouco comum, com um tema bastante reflexivo, faz-se em um desempenho sedutor, hipnótico e singular. Enriquecedor para nossa mente, encantador visualmente, perfeito num todo.
Sinopse: Um menino está em uma plataforma da estação enquanto um trem está prestes a sair. Deveria ir com sua mãe ou ficar com seu pai? Infinitas possibilidades surgem a partir desta decisão. Enquanto ele não escolhe, tudo é possível.
IMDb
Trailer  

Nenhum comentário:

Postar um comentário