Um mundo real por entre as linhas de "Como eu era antes de você"

Imagem

Jojo Moyes é uma das minhas autoras preferidas! Já tive o prazer de ler todos os três livros dela publicados aqui no Brasil - A última carta de amor, Como eu era antes de você e A garota que você deixou para trás - e todos são absurdamente fantásticos. Moyes é uma das minhas queridinhas por possuir uma escrita sensível, envolvente e delicada

O foco do post de hoje é a indicação de leitura de Como eu era antes de você. Na minha opinião, o livro mais puro, sensível e palpável da Jojo. O mundo real por entre as linhas do enredo é tratado com uma veracidade tocante. O que me atraiu para a leitura - além da autora, do estilo de escrita agradável e emocional que já tinha conhecimento, da arte gráfica da capa, (...) - foi o tema que ela escolheu para guiar a história. Um tema que provoca discussões (e polêmica) entre diferentes pessoas e instituições por todo o mundo e, que até então, eu nunca tinha lido um romance que levantasse tal questão no texto. A marca temática em Como eu era antes de você é o suicídio assistido

A maneira como Moyes envolve a narrativa sobre esta ideia do suicídio assistido e a reação em cadeia de sentimentos, de posições e de ações por trás disso que envolve todas as personagens é sensacional. Escreve com uma maestria de sensações, que cativa e angustia o leitor nas narrações do enfrentamento cotidiano; do suporte e conflito familiar. A ideia de reviravolta da vida é um algo a mais. Fragilidade, desespero, barganha, redenção... Como eu era antes de você é, dos livros da Moyes que já li, o que considero mais profundo. Ainda para mais solidez à história, a autora descreve a clínica Dignitas, localizada de fato em Zurique, na Suíça, que lida com o suicídio assistido.

Jojo Moyes têm minha admiração pela deliciosa escrita, pelo "atrevimento" de ir contra censuras e polêmicas e escrever sobre um romance numa realidade difícil. Algo que acrescenta mais prazer durante a leitura de Como eu era antes de você diz respeito à narrativa não prender-se apenas e unicamente ao ponto do suicídio assistido, mas sim trazer à tona as particularidades de vida de cada personagem. O texto é bastante rico! Moyes disseca as essências das personagens e nos apresenta à pessoas que todos nós conhecemos do cotidiano; aponta situações que são bastantes comuns de se encontrar; uma leitura com doses de humor, de dificuldades, de banalidades, de verdades, de choque de realidade, de conflitos familiares, de apoio familiar. Gosto muito quando encontro essas personagens não utópicas, que me identifico e/ou reconheço algum traço das pessoas ao meu redor.   

Como eu era antes de você é um romance envolvente! Uma história sobre o amor e o amar, sobre aprendizagem, sobre respeito, sobre dor e perda, sobre perspectiva de vida e de viver.  Com personagens simpáticos e não utópicos, Jojo nos apresenta (e presenteia) uma história de amor, de aceitação, e repleta de sentimentos [da paz à inquietação] puramente humanos.  

Sinopse: Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Além disso, trabalha como garçonete num café, um emprego que ela adora e que, apesar de não pagar muito, ajuda nas despesas. E namora Patrick, um triatleta que não parece interessado nela. Não que ela se importe.

Quando o café fecha as portas, Lou se vê obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, a ex-garçonete consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor, de 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de um acidente de moto, o antes ativo e esportivo Will desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto e planeja dar um fim ao seu sofrimento. O que Will não sabe é que Lou está prestes a trazer cor a sua vida. E nenhum dos dois desconfia de que irá mudar para sempre a história um do outro.

Registro do livro no Skoob

Boa leitura!

J.


 

Futuramente, as resenhas de A última carta de amor e A garota que você deixou para trás. Os outros dois ótimos livros da Jojo Moyes publicados no país pela editora Intrínseca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário